ESTIMATIVA DE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS

  

Densidade e volume molar de líquidos puros /    rL , VmL

 


 

 Nesta secção podem encontrar-se métodos do cálculo da densidade (volume molar) de líquidos puros com precisão elevada. Será incluido um número crescente de substâncias com o decorrer do tempo. Por agora o utilizador encontrará informação relativa a liquídos de utilização frequente - água, alcanos de peso molecular elevado e alcoóis.

 

    JAVA     DENSIDADE / Valores rigorosos

Os valores resultantes para a densidade são calculados com a equação de Cibulka[1]:

 

                                          

 

com os coeficientes encontrados por este autor. São parte integrante de um projecto para a IUPAC que tem como objectivo fundamental efectuar a revisão crítica de valores experimentais das propriedades termodinâmicas de substâncias puras. Nas applets JAVA que se seguem: Tnmp - temperatura de fusão normal; Tnbp - temperatura de ebulição normal; Tc - temperatura crítica ; Tmin/K e Tmax/K - as temperaturas mínima e máxima do cálculo da densidade com a equação (1); MAD - desvio absoluto médio (em percentagem) entre valoes experimentais da literatura e calculados com a eqn. (1) para as várias substâncias. Na caixa de resultados ro designa a densidade e  Vm o volume molar.

                             

 1- ÁGUA

 

Para a água os coeficientes da equação de Cibulka foram encontrados por ajustamento aos valores tabelados por Sato et al.[2].

 

 

               

 

2 - HIDROCARBONETOS

2. 1 - Alcanos       

 

                    

3 - Alcoóis

    

BIBLIOGRAFIA

[1]  Cibulka I.  Fluid Phase Equilib. 89 (1993) 1-18.

[2]  Sato H., Uematsu M., Watanabe K. J. Phys. Chem. Ref. Data 17 (1988) 1439-1540.