A história da linguagem Fortran

Por: António Correia, António Ludovino e David Salgueiro

Data: 13/11/2001

    

    O Fortran foi o início de todas as linguagens científicas para computadores. O nome Fortran deriva de FORmula TANSlation, indicando que foi criado para traduzir equações científicas em linguagem de computadores. A IBM desenvolveu a primeira versão da linguagem Fortran entre 1954 e 1957. Muito antes desse tempo todos os programas de computadores eram essencialmente gerados por códigos de máquinas, o que era um processo lento, chato e susceptível a erros. O Fortran era realmente um produto revolucionário, porque pela primeira vez um programador podia escrever um algoritmo com uma série de equações algébricas standard, sendo depois essas declarações introduzidas convertidas em linguagem da máquina (através do compilador de Fortran) para que o computador pudesse reconhecer e executar facilmente. 

    A linguagem original de Fortran era pequena quando comparada com versões mais actuais. No entanto essa linguagem original de Fortran continha um número limitado de declarações tipo e só suportava tipos de data como integer e real. Também não existiam subrotinas no primeiro Fortran. A linguagem original de Fortran foi o primeiro esforço na escrita de alto nível na linguagem de computadores, e naturalmente muitas deficiências foram encontradas quando se começou realmente a utilizar esta linguagem.

    A IBM superou todos esses problemas e realizou uma segunda versão de Fortran no inicio de 1958. Mais tarde o desenvolvimento prosseguiu tanto que em 1962 apareceu a quarta versão. Esta versão era realmente melhor, tanto que ficou como versão standard durante vinte anos. Em 1966 a quarta versão de Fortran foi adaptada com ANSI standard e ficou conhecida como Fortran66.

    A linguagem Fortran foi sujeita novamente a uma actualização em 1977. O Fortran77 incluía novas estruturas (bloco if) para delinear programas, sendo esses programas mais fáceis de escrever e manter. 

    A seguinte actualização do Fortran foi o Fortran90. O Fortran90 incluía tudo o que já estava contido no Fortran77 e ainda lançava a linguagem Fortran em novas direcções. Alguns dos melhoramentos introduzidos no Fortran90 foram os formatos, os parâmetros de dados e as derivadas de parâmetros de dados.

    Em 1997 surgiu um ligeiro melhoramento ao Fortran90, a que se deu o nome de Fortran95. O Fortran95 adicionou alguns melhoramentos na linguagem tais como a estrutura Forall, funções e novos procedimentos intrínsecos. 

    Os autores do Fortran90 e do Fortran95 tiveram em atenção a linguagem utilizada nas suas versões de Fortran de forma a que fosse compatível com a linguagem utilizada nas versões anteriores de Fortran. Isto permitiu que a maior parte dos programas escritos em Fortran77 também "corresse" em Fortran90 e Fortran95. No entanto, devido ao facto de serem versões compatíveis com as anteriores, tanto o Fortran90 como o Fortran95 ainda utilizam alguns tipos de estruturas que já não deveriam ser utilizadas num programa moderno.  

 

Referências bibliográficas:

    Chapman S. J., Introduction to Fortran90/95, McGraw-Hill, 1998

    Chivers I., Sleightholme J., Introducing: Fortran90, Springer, 1995

 

 

início