A- OPERAÇÃO
1. Selecione um líquido a partir do menu no painel direito.
Observe e registe os valores da temperatura e da pressão iniciais.
2. Clique no aquecedor ligar / desligar (painel vermelho).
3. Esteja atento para começar a registar dados (T, P). A temperatura do banho no principio é ligeiramente superior à temperatura do ponto de ebulição do líquido à pressão atmosférica.
4. A temperatura do banho vai começar a diminuir. O vapor vai entrar em ebulição na câmara durante alguns segundos, e em seguida, o líquido vai começar movimentar-se do ramo esquerdo para o direito, no manómetro interno (do isoteniscópio).
5. Quando o nível do líquido é o mesmo em ambos os ramos do manómetro, clique o rato sobre a palavra record (registar) escrita abaixo da válvula ou pressione a barra de espaçamento. Os dados registados serão exibidos no painel direito.
6. Seguidamente deve diminuir a pressão no sistema antes de que o ar misturado com o vapor passe do ramo esquerdo e vá borbulhar no direito, contaminando o vapor em equilíbrio com o líquido na câmara. Para evitar isso clique com o rato sobre a válvula ou pressione a tecla enter.
ATENÇÃO
Se o ar / vapor vai borbulhar com arrastamento de líquido no sentido ramo esquerdo /ramo direito deve suspender o ensaio e clicar no aquecedor para reiniciar.
Se o vapor ficar contaminado (passagem das bolhas e líquido para o ramo direito), as temperaturas na tabela de dados serão marcadas com um
asterisco (*).
Não há problema se bolhas de vapor e líquido passarem da direita para a esquerda: tem apenas que se esperar que o sistema arrefeça o suficientemente para continuar a fazer as medições.
7. Continue a registar dados (T, P) até que a pressão atinga valores inferiores a 100 torr (mmHg) ou até que o banho arrefeça até perto da temperatura ambiente. Terminar aqui o ensaio.
Parar a experiência é realmente abortar o ensaio e após a suspensão, a janela de dados devem ser fechadas e o líquido tem de ser seleccionado novamente a partir do menu.
8. No painel da direita (do registo dos dados) clique em realçar os dados e seleccione depois o botão copiar colocado na parte superior da tela.
9. Abrir um processador de texto, ou, de preferência uma folha de cálculo (por exemplo programas como o Microsoft Excel). Colar os dados no programa de processamento.
B- PROCESSAMENTO DOS DADOS
Representar o logaritmo da pressão de vapor (ln P) em função do inverso da temperatura (1/ T). Obtêm-se uma recta (ou aproximadamente) de equação
ln(P) = A - B/T .
Desta equação podem obter-se a temperatura de ebulição normal (Tb) da substância a ser testada e a entalpia de vaporização (ou melhor um valor médio no intervalo de temperatura considerado).
---- Para a temperatura de ebulição normal : Tbp = B/[A - ln(760)]
----Para a entalpia de vaporização: DHvap = RB (No sistema internacional de unidades R= 8.34151 J/(mol.K))
Notas:
- Esta simulação gera dados que são aproximações (boas) dos valores observados para os
líquidos. Por este motivo pode observar-se uma ligeira curvatura na representação de ln (P) vs. 1 / T .
- A simulação opera de um modo mais rápido do que no caso de uma experiência real. Na experiência real, o banho arrefece muito rapidamente no inicio e depois diminui gradualmente à medida que a temperatura do banho faz a aproximação à temperatura ambiente. A simulação usa uma taxa praticamente constante constante de variação de temperatura.