O tubo de borbulhamento pode ser aplicado a reservatórios abertos e fechados.
Para tanques abertos, injecta-se um pequeno caudal de ar através do tubo mergulhado no líquido, até este começar a borbulhar pelo extremo inferior. O borbulhamento indica que a pressão dentro do tubo é igual à pressão do líquido junto ao extremo inferior do tubo.
Um aumento do caudal de ar injectado para dentro do tubo não produz nenhum aumento de pressão, apenas aumenta o escape de ar. Um indicador de pressão ligado ao tubo indica pois a pressão do líquido junto ao extremo inferior do tubo. A pressão poderá ser expressa em altura de coluna líquida, indicando assim o valor do nível.
Como normalmente a extremidade inferior do tubo de borbulhamento não se encontra visível, para garantir que há borbulhamento utiliza-se um pequeno indicador de caudal de ar.
No caso de reservatório fechados o método anterior pode também ser aplicado, desde que a pressão no seu interior não seja demasiado elevada. O ar, além de ser injectado no tubo de borbulhamento é também introduzido no espaço sobre a superfície livre do líquido. O sensor de pressão indicador do nível deverá ser diferencial.