O medidor electromagnético é um dispositivo utilizado para a medição de caudais em condutas fechadas, que utiliza o princípio físico de que num condutor que passa por um campo magnético (que é fornecido pelas bobinas montadas as redor da tubagem) desenvolve uma tensão eléctrica aos seus terminais.

Considere-se um tubo no interior no qual circula um fluído, este terá uma distribuição de velocidades longitudinais V(D), função do diâmetro, que depende do regime de escoamento, e que tem o seu valor máximo no eixo da conduta. Por meio do conjunto de bobinas colocadas no exterior do tubo é criado um campo magnético uniforme B, numa determinada secção da conduta.

Os medidores electromagnéticos baseiam-se na lei de Faraday sobre a indução electromagnética que afirma que se um ponto material se deslocar num campo magnético B com uma velocidade V, fica sujeito a um campo eléctrico E, ou seja, quando um condutor eléctrico em movimento corta o fluxo magnético, gera-se uma força electromotriz (fem) através desse condutor. Note-se que essa fem não depende da condutividade do condutor.

E = V x B

Baseando-se nesta lei, o medidor electromagnético é um tipo gerador eléctrico.

Nestas condições, cada partícula do fluido no interior do campo magnético (B) fica sujeita a uma campo eléctrico cuja distribuição diametral é igual à distribuição V(D) uma vez que B é constante ao longo do diâmetro. A circulação deste campo eléctrico ao longo do diâmetro, define uma tensão eléctrica U que pode ser captada por dois eléctrodos embutidos na parede interna do tubo.

U = BDV

Esta equação indica que a tensão que se desenvolve entre os eléctrodos é proporcional ao campo magnético, à distância entre os eléctrodos e à velocidade média do fluido. Como B e D são constantes para cada medidor electromagnético, designando por S a secção recta do tubo e por Q o caudal que o atravessa obtém-se a seguinte equação:

U = kQ

em que Q = SV

Pode concluir-se então que a tensão aos terminais dos eléctrodos é proporcional ao caudal que atravessa o tubo. O transmissor (conversor) de um caudalímetro electromagnético é um dispositivo que converte a tensão eléctrica proveniente dos eléctrodos num sinal normalizado (por exemplo 4-20 mA) que é enviado para o sistema de aquisição de dados ou para o controlador.