Todos os tipos de medidores inferênciais têm uma exactidão de aproximadamente 2% abaixo da especificação mínima. Esta especificação mínima é uma pequena fracção do caudal máximo recomendado, e o valor dessa fracção é determinado pelo tipo de medidor e em alguns casos pela dimensão do medidor.

 

A capacidade dos medidores mecânicos é baseada no caudal de fluido e numa especificada perda de carga. O âmbito de todos os fabricantes é obter um medidor com capacidade máxima e uma perda de carga mínima, com uma gama de operação elevada, dimensões reduzidas e um custo mínimo.

Os medidores padronizados Europeus são baseados numa capacidade nominal em m3/h com uma perda de carga em metros de água.

O standard para os medidores semi-rotativos de piston e para os medidores inferênciais é dado na tabela abaixo:

A capacidade nominal em metros de água vai traduzir-se num caudal máximo. O que deve ser resguardado é uma especificação para pequenos medidores mecânicos de acordo com a prática Britânica. Isto é nos dado pela tabela seguinte:

Para líquidos viscosos como petróleo as perdas de carga podem ser substancialmente maiores do que se o líquido em questão fosse água.