A selecção do tipo de instrumento a utilizar deve ter em conta a várias características de cada um, de modo a que o instrumento escolhido possa responder ao tipo de medição que se pretende. O instrumento escolhido deve ser o mais barato possível, pois o factor económico é bastante importante, por vezes decisivo, na indústria.

O indicador de nível flutuador magnético tem uma vasta gama de aplicações. É utilizado para medir níveis de fluídos como: hipocloreto de sódio, ácido hidroclorico, ácido sulfúrico, sulfito de hidrogénio, separação de óleo e água, amónia, butano, licor preto, glicol, propano, óleo hidrálico, combustíveis, água desionizada , benzeno, hidróxido de sódio, nitrogénio líquido, ácido acético...


Geralmente o medidor de nível magnético tem preferencia em relação aos outros medidores de nível quando, se pretende uma medição num tanque sob pressão ou vácuo. Dentro dos próprios medidores de nível, a selecção poderá ter em conta aspectos como: tipo de líquido a medir, profundidade máxima, exactidão, instalação, pressão e temperatura máximas, preços, etc. Por exemplo, aquele que apresenta um menor erro de medição é o BM 24 fabricado pela Krohne. Em termos de pressão máxima dos modelos analisados o BM 24 da Krohne são os melhores. Em relação à temperatura dos instrumentos indicados são muito semelhantes, salientando só que os modelos da Krohne são os que permitem uma medição a temperaturas mais baixas e os modelos da Kobold são os que resistem a temperaturas mais elevadas.

Nas secções de fabricantes, características estáticas e construção/materiais existem tabelas que podem ajudar, numa fase preliminar, a selecção da instrumentação mais adequada.