O que é um Engenheiro(a) Químico(a)?

    Um engenheiro químico é um técnico que domina a Física, a Matemática e a arte tecnológica de receber de forma segura e económica alguns problemas da sociedade. "É uma espécie de Prometeu da sociedade moderna, que traz ao homem os produtos que constituem o fogo do progresso...".(1)                                                                                                             

    O Engenheiro Químico baseia-se nas descobertas cientificas de modo a alcançar novos conceitos e doutrinas que são a base do seu conhecimento.

(1) Silva, António Gonçalves da; "O Eng. Químico no Século XXI, reflexões sobre o futuro da carreira de Eng. Químico"; Ingenium, 2ª série, nº51, Setembro 2000 (pp.96)

O que distingue o Engenheiro Químico dos outros Engenheiros?

    Como atrás foi referido o Eng. Químico tem vastos conhecimentos a área da Física e da Matemática que são também complementadas para um conhecimento na química (o que não acontece nas outras engenharias).

    A química tem como vantagem que, para além dos seus fundamentos da Física, estabelece também ligações com a Arqueologia, a Astronomia, a Geologia e a Biologia, caracterizando-se por uma enorme rapidez e produtividade no desenvolvimento cientifico.

Exigências colocadas a um Eng. Químico

    Actualmente, a multiplicidade de competências exigidas ao engenheiro não é na sua totalidade preenchida pelos currículos escolares. É necessário que o individuo tenha a iniciativa e curiosidade suficientes para se expandir a nível da sua cultura geral sem ficar limitado à sua especialidade profissional. Por sua vez também a escola deve servir para expandir os horizontes dos seus estudantes procurando desta forma incentivá-los a ter actividades extra-curriculares que possam levar ao seu desenvolvimento cientifico e técnico.

Todas estas competências referidas podem resumir-se em Hard e Soft:

 

página inicial    engenheiro químico e sociedade    mercado de trabalho