Editor vi


O editor vi (visual) é o único editor de texto para Unix, e apesar ter uma interface pouco amigável é muito poderoso com muitos recursos.
Ele não é um formatador de textos, isto é, não trabalha com justificação ou formatação de caracteres (bold, itálico, etc), portanto o texto produzido com o vi não tem uma aparência muito agradavel. Ele foi criado para ser usado com formatadores separados o nroff e o troff.
O esse editor possui três modos:
Modo Descrição
insert modo usado para a digitação onde se entra com os caracteres que compõem texto esse modo é acionado com os comandos respectivos do modo escape
escape é acionado pela tecla ESC e usado para a movimentação de caracteres e voltar para o modo insert isto é feito apartir de comandos simples. Seus comandos não aparecem na tela.
last line é acionado com : usado para a entrada de comandos especiais diferentes do comandos do modo escape, são comandos para substituição, localização, movimentação de texto, gravar e executar comandos do shell sem sair do vi. Após teclar : irá aparecer na ultima linha esse sinal para a digitação dos comandos.

Sintaxe

vi [+/expressão] [arquivo]

 

Parâmetros:

 

Exemplo

->vi propostas.txt

->vi +/"Recursos de Vendas" propostas.txt